sexta-feira, 8 de abril de 2011

TRABALHO ESCRAVO NAS LOJAS PERNANBUCANAS!

Vídeo relata o caso de intervenção dos auditores fiscais em empresa terceirizada do Grupo Pernanbucanas, responsáveis de produzir os itens da marca ARGONAUT. Fica evidente o impacto social que as terceirizações e quateirizações estão provocando na fiscalização dos riscos para os trabalhadores, afinal são geralmente empresas pequenas que não dispõe de SESMT e ou serviços de segurança do trabalho.

sábado, 2 de abril de 2011

Todos somos escravos!



Da Servidão Moderna
"De la Servitude Moderne"
(França - Colômbia, 2009, 52min - Direção: Jean-François Brient)

Comentário do site oficial: A servidão moderna é uma escravidão voluntária, consentida pela multidão de escravos que se arrastam pela face da terra. Eles mesmos compram as mercadorias que os escravizam cada vez mais. Eles mesmos procuram um trabalho cada vez mais alienante que lhes é dado, se demonstram estar suficientemente domados. Eles mesmos escolhem os mestres a quem deverão servir. Para que esta tragédia absurda possa ter lugar, foi necessário tirar desta classe a consciência de sua exploração e de sua alienação. Aí está a estranha modernidade da nossa época. Contrariamente aos escravos da antiguidade, aos servos da Idade média e aos operários das primeiras revoluções industriais, estamos hoje em dia frente a uma classe totalmente escravizada, só que não sabe, ou melhor, não quer saber. Eles ignoram o que deveria ser a única e legítima reação dos explorados. Aceitam sem discutir a vida lamentável que se planejou para eles. A renúncia e a resignação são a fonte de sua desgraça.

O QUE É A DEMOCRACIA!




Tudo nesse mundo se discute menos a democracia. Então, vamos a ela!
Neste compacto, momentos marcantes retirados do documentátio "voces contra la globalizacion" (2006 - 2009). Produzido pela TVE Espanhola. disponível no site: http://docverdade.blogspot.com/2009/03/vozes-contra-globalizacao-voces-contra...

Consta de sete capítulos documentários, de uma hora de duração cada um, frutos de conversações mantidas entre o diretor da Série, Carlos Estévez e 54 personalidades relevantes, provenientes de âmbitos distintos.

A Série Vozes Contra a Globalização combina as filmagens em diferentes lugares do mundo, com arquivos documentais, crônicas de informativos, trabalhos cinematográficos de diretores como Win Wenders, Avi Lewis, Pino Solanas, Jorge Drexler, poemas de Mário Benedetti e a atuação de Loucas de Pedra, de Pernambuco/Brasil.

Outras das vozes da série são os economistas Jeremy Rifikin (EEUU), ecologistas como o espanhol Ramon Fernandez Duran, o relator das Nações Unidas para a Fome no Mundo, Jean Ziegler, o ex-portavoz do Fórum Social de Gênova, Vitório Agnolletto, o Prêmio Príncipe de Astúrias, de Ciências Sociais, Giovanni Sartori, o especialista em Química Atmosférica, James Lovelock, o Analista Social José Vidal Beneyto, entre outros.