sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

DEPENDÊNCIA QUÍMICA




Quando pensamos em um dependente químico, não vêm à mente uma cena romântica de alguém em uma praça florida com sua mulher nos braços e o sol por detrás, desenhando o contorno dos corpos... pois é, ninguém faz uma imagem destas... a imagem que temos é de alguém magro, com olheiras profundas, mal cuidado e em meio a lugares fúnebres e góticos. Essa imagem é verdadeira e falsa ao mesmo tempo. Verdadeira pelo fato de que o viciado pode apresentar-se deste jeito, porém a dependência química pode ser vencida.
Atualmente 70% dos usuários de Crack morrem de causas não naturais, aproximadamente 58% por homicídios, 8% por overdose e 4% por mortes relacionadas ao uso de drogas, tais como afogamentos. Se 70% das pessoas morrem é fácil de imaginar que este é um problema social que traz em si a solução para a sua erradicação. Todos vão morrer!!! Lembram de Darwin, que se arrependeu no momento da morte, pois é, antes de se arrepender ele disse, que o fracos devem morrer para que os fortes sobrevivam e que isso é a seleção natural... NATURAL... Ouvi um relato recentemente onde a pessoa dizia ter presenciado 3 adoslescentes entre 13 e 14 anos cheirarem uma carreira de cocaína ao seu lado o que a deixou escandalizada, neste ponto, tomei a liberdade de perguntar a ela o que havia feito após ver os adoslencentes se drogando, e a resposta foi, NADA... Eles estavam loucos... Essa é a evolução da espécie! O que fazemos quando há um louco próximo de nós? Garantimos a ele o direito de se matar... Nos indignamos com os comportamentos e vamos para nossas casas tomar uma xícara de café e tentar esquecer as dificuldades do mundo; penso que não somos tão diferente deles assim, tratamos a dependência química, como tratavam os loucos outrora, mas em uma sociedade de luta antimanicomial, precisamos ser mais inteligentes do que isso, não podemos permitir que algo tão importante caia na banalização. Atualmente a dependência química é a quarta maior causa de afastamento pelo INSS, aproximadamente 50% das internações por motivos psiquiátricos estão relacionados ao uso de drogas. O uso de droga é uma resposta como outra qualquer para os enfrentamentos que as pessoas têm neste mundo, se uma criança apanhou na infância tenderá a manter o mesmo comportamento para educar os seus filhos e assim, passamos nossos dias ouvindo dizer que a adicção não é doença e sim falta de vergonha na cara! Não! Esta é a resposta que a pessoa aprendeu para suportar a angústia da sua vida, ele não foi para a igreja, pois não se considera bom, isso porque cresceu ouvindo dizer que é ruim, que não presta e quem não presta faz o que... A dependência química é um complexo sócio-histórico, resultante da genética, das questões ambientais, dos grupos sociais, da cultura massificadora; não é um problema fácil de resolver e por isso mesmo a banalização deve ser evitada.
As pessoas que se encontram na dependência química, via de regra, são diagnosticadas com personalidade anti-social, mas elas usam drogas por serem anti-sociais ou por ter dificuldades de sociabilização vão para o uso de drogas.
Se 14% da população já experimentaram substancias químicas ilícitas, outro tanto têm se drogado com drogas lícitas, tais como o álcool, o tabaco e os remédios, tais como, as anfetaminas. Com uma população de 190.000.000 (Cento e Noventa Milhões de Brasileiros), corresponde a dizer que 26,6 milhões de pessoas já fizeram uso de substancias químicas, os dados são assustadores e pode ser considerada uma pandemia. Tenho trabalhado em um projeto com enfoque social para tal assunto, aceito sugestões de bons projetos... VAMOS JUNTOS CONSTRUIR UMA NOVA REALIDADE, A DEPENDÊNCIA QUÍMICA PODE SER VENCIDA E A PREVENÇÃO É POSSIVEL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário