quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Cultuar a cultura é descuidar o mundo


.
.
Somos seres lúdicos a sonhar a realidade. A emoção é o substrato de toda a razão. O ser humano nunca se encontra satisfeito e quer sempre mais “Não haveria sentido em se criar o avião quando se está satisfeito com o cavalo”. A filosofia é a base de toda a racionalidade de modo que nossos sonhos hipotéticos (mitos) tendem a receber parcelas de nossa força vital tornando-se reais. O sonho mítico do vir a ser é fantasiado sempre com a superação de algo que está posto, que já existe, e a necessidade de apreciação deste pela sociedade. Escrevo estas palavras seduzido e vitimado pela própria teoria que exponho, com a esperança de que meus sentimentos sejam uma prova de minhas palavras. Na realidade onírica expressa pela sociedade do imediatismo até as pessoas são descartadas quando não satisfazem o esperado. As pessoas vivem “o mundo” e não “no mundo”. “O mundo” é pautado pelas próprias vivências já “no mundo” é preciso considerar as vivências dos outros. As experiências dos indivíduos são moldadas pela cultura, a agir para a cultura, limitando a criatividade. A sociedade gira em círculos cognitivos (pensamentos) dando respostas prontas às situações comuns do dia a dia. O pensamento criativo surge ao permitir-se pensar fora das regras, abstraindo-se dos ditames culturais. Criatividade é; permitir-se uma parcela de loucura. Para a criatividade é preciso abandonar todas as formas de preconceitos; é preciso ter a liberdade de pensar sem atribuir valores morais (Nietzsche – Crepúsculo dos Ídolos). Os comportamentos, assim como os pensamentos, não são bons nem maus, porém, podem ser ecologicamente úteis ou inúteis. Úteis quando participam no mundo e promovem a união das pessoas, da natureza; e inúteis quando fazem o contrário. A cultura existe devido à ligação dos seres humanos e, a cultura, igual a todo o resto, não é nem boa e nem má, no entanto, somos ligados por palavras, gestos, sinais. Na atualidade materializamos as ligações com fios, cabos, e fibra ótica; de uma comunidade expandimos para o mundo. De Planeta Terra, para Planeta Água, à Planeta Cabos, e finalmente para "Planeta das Ondas Digitais"; um mundo "eletricamente sináptico".

Que a Google esteja convosco!!!

Google que estais no céu, estável seja o seu sinal, venha a nós os desinformados, extratificada sejam nossas homes (pages), aqui na terra como nos arranhacéus, os downloads de cada dia baixai hoje, enviai os nossos documentos, e não nos deixei ficar sem conexão. Amém
.
.

Um comentário:

  1. Numa carta de "magic" que ganhei de um amigo há uns 8 anos atrás, está escrito: "Aqueles que não seguem, estão destinados a comandar". Acredito que já é hora de comandarmos a nós mesmos. Somente assumindo "a dor e a delícia de ser o que se é" é que poderemos viver em um mundo mais humano.

    ResponderExcluir